quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A Safira e o Diamante: preciosas experiências!

Expedição Linha Safira 
Por Nei Gomes


A sexta Expedição aconteceu na linha Safira.
Nesta Expedição tivemos algumas diferenças de realização do local de apresentação quanto ao que havíamos pensado quando o projeto foi enviado, porém não prejudicou os municípios atendidos ou número de apresentações. Devido a obras nas estações e impossibilidade de local externo em visitas técnicas, a apresentação que aconteceria na estação Itaquaquecetuba foi transferida para a estação Jardim Romano que fica na divisa entre Itaquaquecetuba e São Paulo e a apresentação de Calmon Viana foi transferida para a estação Tatuapé por sugestão do setor de marcketing da CPTM como uma das estações de maior movimento. Cabe lembrar que a estação Calmon Viana pertence ao município de Poá, atendido na linha Coral. 
Estação Jardim Romano – dia 11 de junho às 20h – Em parceria com o coletivo local Extupô Balaio, realizamos a apresentação no lado de dentro das catracas da estação, por estarmos dentro da estação, muitos usuários que saíam dos trens paravam para assistir o espetáculo. Média de 50 pessoas.
Estação São Miguel Paulista – dia 12 de junho às 20h – Apesar de ser uma data comemorativa e estar um dia bastante frio, a escolha do local e a alta circulação possibilitou uma apresentação com bastante público. O local foi entre a estação e uma movimentada praça do bairro. Média de 60 pessoas.
Estação Tatuapé – dia 18 de junho às 20h – A apresentação foi realizada dentro da estação num vão bastante grande que comportou o maior público atendido até esta Expedição. Por ser uma estação de bastante movimento, estando ligada ao metrô e também entre muitos comércios, tivemos uma média de 200 pessoas acompanhando o espetáculo.


Expedição Linha Diamante 
Por Juliana Liegel

A última linha da CPTM a receber Expedição: A Exceção e a Regra foi a Diamante, que liga a estação Júlio Prestes à Itapevi. Iniciamos na Estação Osasco no dia 30/06, terça-feira, às 20h. Escolhemos realizar a apresentação em frente a entrada da estação, onde existe um calçadão repleto de lojas e comércio ambulante. O fluxo intenso de estudantes e trabalhadores propiciou uma grande roda de aproximadamente 150 pessoas que acompanharam o espetáculo com entusiasmo apesar do frio. Ao final da apresentação fomos convidados pela TV Osasco para entrevista no dia seguinte.
No dia 01/07, às 11h, ao vivo no canal 05 da NET para Osasco e região e pela internet, a Companhia Estável participou do programa de entrevistas onde divulgou as apresentações da Expedição Diamante. A apresentação deste dia, marcada para a Estação Barueri, foi adiada para o dia 09/07 por conta de uma forte garoa no horário da apresentação, pois a estação não possuía local coberto.
Na terça-feira, dia 07/07 às 20h, foi realizada a apresentação na estação Carapicuíba. Muito bem recebidos pelos funcionários, realizamos a apresentação ao lado das catracas de saída. A estação comportou muito bem o espetáculo. Aquecemos o ambiente com jogos envolvendo a plateia e tivemos cerca de 100 espectadores atentos. Realizamos gravação da peça neste dia.
No dia seguinte, 08/07, também às 20h foi a vez da estação Itapevi. Decidimos fazer a apresentação do lado de dentro da estação, antes das catracas. Notamos o intenso fluxo de pessoas que à princípio, enquanto arrumávamos cenário e adereços, passavam apressados. Assim que tudo estava pronto e cantamos algumas canções para aquecer a voz, o público foi parando, um pouco intimidado, olhando de longe. Quando iniciamos já havia uma grande plateia composta por trabalhadores de diversas idades, mães e filhos, vendedores com suas cestas de mercadorias, aos poucos sentaram-se nas esteiras e tivemos uma média de 120 pessoas. Ao longo do espetáculo foi aumentando cada vez mais o número de espectadores.
Dia 09/07, às 20h, fomos para Barueri, repor a apresentação do dia 01/07. Realizamos a apresentação ao lado da entrada da estação, em frente ao terminal de ônibus. Mesmo sendo feriado tivemos uma plateia bastante intensa, com muitos jovens, crianças e também moradores de rua que assistiram muito interessados. Público estimado de 90 pessoas Em um momento de identificação com o personagem do carregador um desses homens em situação de rua declamou uma poesia emocionando atores e plateia. Momentos especiais de nossa expedição.
Na sexta-feira, dia 10/07 realizamos a penúltima apresentação deste projeto em Jandira, a última apresentação noturna. No corredor de acesso às escadas que levam às catracas, realizamos a apresentação que contou com uma média de 110 pessoas que assistiram, muitas em pé, pois não pudemos colocar todas as esteiras para garantir a circulação dos transeuntes. Antes de iniciarmos, alguns jovens que haviam chegado no meio do espetáculo em Carapicuíba, se apressaram em ocupar os lugares da frente e avisaram que hoje eles veriam o espetáculo inteiro. O carinho e retorno do público de uma estação à outra para nos assistir foi uma constante em todas as linhas e dão à Companhia Estável a certeza de estar trilhando um caminho de extrema importância para a cultura no estado de São Paulo.

Com esta perspectiva, encerramos nossa expedição na Estação Júlio Prestes, no dia 11/07, sábado, às 11h da manhã. Nesta estação histórica responsável por transportar tanta riqueza de nosso Estado, situada na região central, cercada da contradição desta metrópole que é o local de origem do grupo,  realizamos uma belíssima apresentação, com cerca de 200 pessoas que acompanharam o espetáculo no saguão de entrada. Sem dúvida, foi uma apresentação muito emocionante: Expedição cumprida com sucesso!

Nenhum comentário: